Açaí engorda ou emagrece? Benefícios da fruta

O açaí é uma fruta roxa que traz muitos benefícios à saúde, além de ser altamente versátil, podendo ser usada em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo pura. Isso sem contar outras modalidades. Na Amazônia, por exemplo, de maneira tradicional, é consumida gelada com farinha, seja de mandioca ou tapioca. Outros até preparam pirão com a fruta a fim de comer junto com peixe assado.

Açaí planta

Como consumir o açaí

Para ser consumido, Ele deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte e, misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.

Na Amazônia, é consumido tradicionalmente junto com farinha de mandioca ou tapioca geralmente gelado.Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer junto com peixe assado ou camarão, ou mesmo os que preferem o suco com açúcar.

Além do uso de seus frutos como alimento ou bebida, o açaizeiro tem outros usos comerciais. As folhas podem ser feitas em chapéus, esteiras, cestos, vassouras de palha e telhado para casas, e madeira do tronco, resistentes a pragas, para construção civil. Os troncos da árvore podem ser processados para produzir minerais.O palmito é amplamente explorado como uma iguaria. O óleo de açaí também possui diversas propriedades químicas que causam efeitos benéficos no corpo humano.

O açaí emagrece ou engorda?

Açaí pronto

A fama do seu alto valor calórico tem a ver com a preparação da tigela de açaí, que vem com granola, banana, xarope de guaraná e castanhas. É saudável sim. Mas cada porção pode chegar a ter até 1000 calorias! É muita coisa! Um perigo para quem quer emagrecer.

Porém, essa fruta, seja natural ou em polpa, tem apenas 60 calorias por 100 gramas. Se usada da forma correta, o açaí pode sim auxiliar na perda de peso. Isso acontece graças ao poder antioxidante e anti-inflamatório e também pela presença de fibras mas e preciso usá-la da forma correta.

5 Benefícios do açaí.

Açaí

  • Previnir o câncer: O Açaí contêm antocianinas, um tipo de antioxidante que desempenhar um papel importante na prevenção do câncer. As antocianinas estão presentes em todas as bagas (elas são responsáveis pelas cores preto, vermelho e roxo do açaí) Estudos realizados mostraram que eles podem ter um efeito preventivo e significativo sobre o câncer.

 

  • Rico em antioxidante: Estudos realizados sobre o Açaí roxo foi encontrados altos níveis de atividade antioxidante. Os Antioxidantes são benéficos porque lutam contra os radicais livres, com isso há uma grandes baixas nas quantidades associadas com as taxas de câncer, doença cardíaca e derrame.

 

  • Bom para os atletas: Os atletas são adeptos do açaí na dieta devido ao alto valor energético da fruta, que dá um pique incrível para as atividades físicas, além das vitaminas e do ferro, que previne anemia e fortalece os músculos.

 

  • Auxilia na perda de peso: O açaí pode ajudar, segundo alguns nutricionistas, na perda de peso e no seu equilíbrio. Um estudo feito em moscas pelo Instituto Nacional de Envelhecimento descobriu que o açaí tem a capacidade de reduzir alguns efeitos negativos de dietas, ajudando deste modo a eficiência dos resultados.

 

  • Auxilia na digestão: Possui fibras dietéticas que têm a capacidade de desintoxicação e
    que podem auxiliar o sistema digestivo na limpeza do organismo.

 

Cuidado com o consumo em excesso Até agora nós vimos muitas coisas boas sobre o açaí, e realmente se trata de uma fruta capaz de nos conceder do bom e do melhor na matéria saúde. No entanto, é necessário frisar que devemos ter uma certa atenção quanto ao seu consumo excessivo, que poderá causar até mesmo danos à saúde ok.

Espero que tenha gostado desse artigo compartilhe com seus amigos nas redes sócias obrigado e ate a próxima.

Descubra como emagrecer rapidamente Clique Aqui.

 

 

Revelado as 7 chaves para emagrecer

2 Comentários

  1. Ótima postagem, sempre é bom saber mais sobre esta excelente fruta.

  2. Parabéns pelo post, sempre é bom saber mais sobre esta excelente fruta

Deixe seu comentario