Benefícios do zinco para nossa saúde

Benefícios do zinco para saúde: Uma alimentação rica em minerais é essencial para manter a saúde em dia. Mas, entre tantos nutrientes, um deles assume papel de destaque o zinco.

Esse mineral é essencial para que nosso corpo continue funcionando de maneira eficiente. Ele nos protege de um número grande de doenças e ajuda a combater outras que já se instalaram em nosso organismo.

Benefícios do zinco para nossa saúde

Podemos sofrer com a falta de zinco no organismo 

Nos podemos sofrer se não utilizarmos os benefícios do zinco  a falta dele trara diversos problemas, como ele atua em diversas funções do nosso corpo, a falta dele tem consequências, como fragilidade do sistema imunológico, ferimentos que não cicatrizam.

Dificuldade de sentir gosto salgado nos alimentos, problemas na pele (psoríase), falta de memória, depressão, cansaço e fadiga, atrasos no crescimento nas crianças e adolescentes, atraso no desenvolvimento sexual e impotência, queda de cabelo, aumento dos níveis de glicose no sangue.

Pele seca e amarelada e mau funcionamento do fígado, perda do paladar e anorexia (disfunção alimentar que reduz a ingestão de alimentos, causando baixo peso corporal e estresse físico) e a dificuldade na restauração de tecidos, o que aumenta o tempo de convalescença em períodos de doença.

Entre todos esses problemas o que mais preocupa é o efeito da falta de zinco sobre o sistema imunológico. Isso faz com que o organismo fique muito mais exposto a todas as doenças infecciosas que poderá levar o individuo ate a morte.

Conheça 7 benefícios do zinco no organismo

Benefícios do zinco

Cuidados com a Pele: 

Estudos têm demonstrado que o zinco é um remédio eficaz na cura de espinhas ou acne.É ainda mais poderoso do que o placebo e o consumo de medicação de antibióticos ainda é considerado mais eficaz.

Perda de Peso:

O zinco desempenha um papel preponderante na perda de peso e no controle do apetite da pessoa.

Antioxidante:

O zinco age como um antioxidante e é basicamente envolvidas em algumas das reações bioquímicas decisivas, que inclui a síntese de proteínas, atividade enzimática e o metabolismo de
hidratos de carbono.

Ajuda na saúde reprodutiva e fertilidade feminina:

nas mulheres, o zinco está diretamente relacionado ao processo de crescimento dos óvulos. Quando há deficiência do mineral os óvulos não se desenvolvem como deveriam e a ovulação fica comprometida, causando infertilidade.

Níveis adequados de zinco permitem que o uso do estrogênio e da progesterona seja mais eficiente, ajudando na saúde reprodutiva como um todo e assegurando que o estrogênio cumpra o seu papel.

Melhora a saúde cardiovascular:

Por ser vital para a saúde das células cardiovasculares e do endotélio (fina camada de células das artérias que têm papel fundamental na circulação sanguínea), a deficiência de zinco pode levar ao aumento do colesterol e dos processos inflamatórios – uma combinação que potencializa o risco de doenças coronárias.

Combate o envelhecimento:

Manter os níveis de zinco adequados ao organismo vai melhorar a aparência da pele e dos cabelos, evitará a acne e retardará os sinais de envelhecimento. Também auxilia no retardo do envelhecimento dos olhos fazendo com que a degradação da visão aconteça

Ganho de Massa Muscular:

O Zinco reduz o risco de hipertrofia após o treino favorecendo uma recuperação mais rápida e completa dos músculos, fazendo com que o reparo de células danificadas seja mais rápido e o aumento da massa muscular seja acelerado.

4 Alimentos que contem zinco

 

  • Benefícios do zinco no:Tomate: Um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, o tomate também é uma boa fonte de zinco e favorece o crescimento. Além disso, o fruto é rico em vitamina C e licopenos, importantes por combater o envelhecimento precoce e inibir os efeitos dos radicais livres.
  • Benefícios do zinco no: Pimentão: Além de fazer parte do grupo dos alimentos termogênicos, o pimentão é rico em zinco e outros minerais e vitaminas, como cálcio, fósforo, ferro, vitamina C e A.
  • Benefícios do zinco na: Beterraba: Com diversos benefícios para a saúde, a beterraba é altamente antioxidante em função da grande concentração de zinco e do composto betalaína. Assim, o alimento age no combate ao envelhecimento precoce e é aliado contra o câncer.
  • Benefícios do zinco no: Grão-de-bico: O grão-de-bico também é uma boa alternativa para quem precisa reforçar a sua ingestão de zinco. O grão possui de 0,5 mg a 1,3 mg da substância a cada porção equivalente a ½ xícara.

Livro emagrecer de vez Baixe o primeiro capitulo do livro grátis

 

Revelado as 7 chaves para emagrecer

Deixe seu comentario