11 Alimentos Para Anemia Os Melhores Alimentos
Sumário
Top 11 Alimentos para anemia
Vamos falar sobre alimentos para anemia profunda; Mas antes vamos saber mais sobre essa doença que trás trastorno para milhares de pessoas pelo mundo vamos saber mais sobre a anemia e também os alimentos que vão ajuda a tratar essa doença.
Alimentos para anemia profunda
Anemia define-se geralmente como a diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina no sangue. Pode também ser definida como a diminuição da capacidade do sangue em transportar oxigênio.
Quando a anemia é de aparecimento lento, os sintomas são muitas vezes vagos e podem incluir fadiga, cansaço, falta de ar ou diminuição da capacidade de realizar exercício físico.
Quando é de aparecimento rápido os sintomas são mais evidentes, incluindo estado de confusão, sensação de desfalecimento, perda de consciência ou aumento da sede. Só quando a progressão da doença é significativa é que a palidez se torna evidente.
Os restantes sintomas dependem da causa subjacente à anemia.
Qual a alimentação para anemia
Existem três tipos principais de anemia: a que é causada por perda de sangue, a que é devida à diminuição da produção de glóbulos vermelhos e a que é devida ao aumento da destruição de glóbulos vermelhos.
Entre as causas mais comuns para a perda de sangue estão o trauma físico e a hemorragia gastrointestinal.
Entre as causas da diminuição de produção estão a deficiência de ferro, deficiência de vitamina B12, talassemia e diversas neoplasias da medula espinal.
Entre as causas do aumento da destruição de glóbulos vermelhos estão uma série de condições genéticas como a anemia falciforme, infeções como a malária e algumas doenças autoimunes.
A anemia pode também ser classificada com base no tamanho dos glóbulos vermelhos e na quantidade de hemoglobina em cada célula.
Quando as células são pequenas, trata-se de anemia microcítica, quando são de tamanho normal trata-se de anemia normocítica e quando são grandes trata-se de anemia macrocítica.
O que é bom para anemia?
Beterraba:
Beterraba é conhecida por ser muito eficaz na luta contra a anemia. É um vegetal com alto teor de ferro. Sabe-se que ajuda na reparação e a reativar as células vermelhas do sangue. Uma vez que as células vermelhas do sangue são ativadas, o fornecimento de oxigênio para todas as partes do corpo aumenta.
A beterraba pode ser misturada ralada e crua com outros vegetais em folhas, bem como cenouras, pimentões, tomates, etc. Também pode ser adicionada a sucos como laranja ou cenoura. Se preferir, você pode consumir cozida como acompanhamento de pratos principais.
Brócolis:
Brócolis: Entre as hortaliças, o Brócolis é a que tem a maior concentração de ferro, nutriente essencial para a síntese das células vermelhas do sangue, que são responsáveis por transportar oxigênio para todas as celular do corpo.
Ele também é rico em fibras e boa fonte de Cálcio, Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina K.
Alimentos para curar anemia rápido
Soja:
Soja: é outra boa opção de alimentos bons para anemia. Pois, ela é uma excelente fonte de vários nutrientes, como proteína vegetal, fibras, ferro, magnésio, fosforo e Vitamina B2 e Vitamina K. A soja também possui Selênio, potássio, Vitamina B6 e Folato, Além de ser rica em isoflavona, que tem propriedades antioxidantes.
Espinafre:
Espinafre também é uma excelente opção para prevenir e controlar a anemia. Apesar dele não ser um alimento rico em ferro ele tem elevadas quantidades de ácido fólico uma substância capaz de ajudar na produção de novas células.
Se você não gosta de brócolis existem outros vegetais com a mesma função, são eles: escarola, couve e agrião.
Quinoa:
Quinoa: Possui ferro, mineral que ajuda no combate à anemia. Além dele, o silêncio é um destaque nesse alimento já que age no metabolismo de diversos sistemas do nosso organismo, como o cardiovascular, nervoso, digestório, muscular e locomotor.
Outros Artigos
78 Receitas para queima de Gordura
Benefícios Do Mel
8 Benefícios do Espinafre para saúde
Que alimentos comer para evitar anemia Frutas
- Maçã:
Maçã: A Maçã possuir uma alta concentração de potássio, Cálcio e magnésio, a maçã, que também é rica em ferro, ajuda a melhorar a fluidez e saúde sanguínea. Além disso, uma substância chamada pectina, presente em grande quantidade na fruta, também é útil para controlar o colesterol e ativar a circulação de sangue no corpo.
- Goji berry:
Entre os diversos benefícios da goji berry está o alto teor de vitamina C, substância que facilita a absorção de ferro pelo organismo.
- Uva:
A uva passa é outro excelente alimento para a anemia, isso tanto na versão seca como também na fruta hidratada. Isso porque a uva é rica em ferro e potássio que ajudam a melhorar a circulação do sangue no corpo e, assim, evitar ou cuidar da anemia.
Alimentos para diminuir anemia
- Carnes:
A carne vermelha como: o rim, o coração e o fígado, são altamente eficazes contra a anemia e contribui muito para o tratamento. Os médicos sugerem sempre carne vermelha para o tratamento e estas partes são as mais eficazes. Além disso, há outros tipos de carne como: frango e peixe que também ajudam.
- Pão integral:
Além de carregar os benefícios das fibras, o pão integral também ajuda no combate à anemia pela alta concentração de ferro – uma fatia de pão integral contém quase 1mg de ferro, o que corresponde a cerca de 6% da necessidade diária.
- Amaranto:
Livre de glúten e muito rico em ferro, o amaranto é um grão indicado para auxiliar na prevenção de anemia na gravidez por ser facilmente digerido pelo organismo.
Como emagrecer de 5 a 10 quilos em 21 dias Clique Aqui